Friday, June 02, 2006

Odisseias, lendas & etc.

Este post é dedicado a quem, sendo professor empenhado, se sente maltratado, ou mesmo vexado, pela Senhora Ministra.

Patrícia Lacerda Bellodi
(Fac. Medicina Univ. São Paulo)

O que fazia Mentor?
Mentor foi largamente responsável pela educação do jovem Telêmaco (filho de Ulisses), pela formação de seu carácter, valores e pela sabedoria de suas decisões. Sua presença era particularmente importante quando decisões práticas eram necessárias, ou quando escolhas críticas tinham de ser feitas.
Importante ressaltar que nesta relação de ajuda Mentor não estava sozinho. Palas Atena, a deusa dos olhos brilhantes (ou dos olhos glaucos, olhos verde-mar) e da sabedoria, muitas vezes assumia a forma do amigo de Ulisses para iluminar ainda mais o caminho de Telêmaco. Havia assim, também, um importante elemento espiritual nesta relação de ajuda, além da contribuição pragmática de Mentor. A parceria Mentor-Atena personifica, como um todo, a sabedoria necessária para seguir em frente.
No final da jornada, e isto é importante para a compreensão dos objectivos do mentoring, Telêmaco tinha amadurecido e já tomava decisões independentemente. Nesse sentido, Mentor foi uma fundamental figura de transição na vida de Telêmaco durante sua jornada da infância à maturidade.