Tuesday, December 27, 2005

Isso de ser jovem...

Deu-me hoje uma vontade de falar de coisinhas mais triviais, daquelas que não interessam mesmo nada.
Estava aqui a martelar-me na cabeça aquele dito “ ah pois, a malta é jovem” .
Fiquei a cogitar no que é isso de ser jovem...
Há uns anitos era-se jovem até aos vinte, vinte e dois, máximo dos máximos, vinte e cinco...
Moçoila que não casasse até essa idade, já se adivinhava que ficava para tia.
Depois, com os subsídios que começaram a vir para Portugal, a vários títulos, mas sobretudo na âmbito da PAC, comecei a perceber que tínhamos jovens agricultores até aos trinta ou até aos trinta e cinco anos, já nem tenho certezas.
A mesma coisa se passou com os empréstimos bancários, para aquisição de casa própria: a idade dos jovens tem alargado, alargado, já deve ter os quarenta anos como limite para contrair o empréstimo e os oitenta como idade de resolução do contrato.
E, para não alongar muito a coisa, que já está ficando chata, perdoe-se-me a expressão, só falta referir que, há dias, numa reunião onde estariam mais de quarenta mulheres, de todas as idades, só havia duas com alguns cabelos brancos: uma senhora de oitenta e muitos anos e esta criatura que vos fala da coisa.
Todas as outras mulheres, mais novas, da minha idade ou mais velhas, eram ruivas, morenas, loiras, mas não se atreviam a ter uns fiozitos brancos aos lados da face, aquilo a que, nos homens, se chama o charme das cãs e, nas mulheres, é sinal evidente de que isso de jovem já era...