Wednesday, May 24, 2006

Ainda uma curiosidade - Gnose, o que é?

Gnosticismo/Gnose - sistema religioso cujo início se deu no começo da era cristã. Considerado por muitos como resultado da interacção do judaísmo, cristianismo e das filosofias religiosas do oriente. Possui seus próprios textos sagrados, sendo o principal o Evangelho de Tomás.
Segundo o mito gnóstico existe um deus perfeito, puro, imaculado, vivendo no paraíso.Tal deus gerou outros seres divinos (aeons), com, metaforicamente falando, os sexos definidos. Eles também são capazes de gerar proles perfeitas em si mesmas, contanto que as gerem utilizando um parceiro do sexo oposto.
Um dos aeons, Sofia, decidiu gerar sozinha um filho, sem a ajuda de um parceiro. O resultado foi um deus imperfeito e mal formado, chamado Yaldabaoth. Consciente do erro, Sofia joga seu filho numa região separada do cosmos.
Tal entidade mal formada e ignorante, vendo-se sozinha, acredita ser o único deus. Ele então cria a Terra e os seres humanos. Sendo frutos de um deus imperfeito, somos igualmente incompletos, num mundo ilusório.
Este deus, é o deus da Bíblia (antigo testamento).
Cristo seria um enviado do verdadeiro deus perfeito, oriundo de outro plano de existência, mandado para nos ajudar a enxergar a verdade e nos libertarmos desta ilusão em que fomos gerados, escapando das armadilhas da matéria e alcançando as altas regiões espirituais. Tal processo ocorre através da consciência da nossa verdadeira natureza e origem. Porém, existem os Archons, entidades criadas para nos manter na ilusão, detendo a jornada espiritual.
Gnose tem o significado de "conhecimento".

Fonte: www.astrumargentum.org.br